Pratique Yoga





Pratique YOGA
No mundo ocidental querem-se criar conceitos para tudo, e para o Yoga, não há conceito. As palavras criadas pelos homens não conseguem definir o que é yoga. É uma vivência na qual cada um terá o seu despertar.
A palavra Yoga vem do sânscrito, que tem vários significados (como união, trabalho, aplicação). Porém, quem vivencia Yoga sabe que é muito mais do que isso.
“O Yoga deve ser conhecido por meio do Yoga; o Yoga manifesta-se mediante o Yoga. Aquele que se aplica sem descanso ao Yoga, no final encontra no Yoga uma alegria permanente.” Vyása, Yoga Bháshya, III:6
“O que há de mais precioso no yoga é que, se você tem coragem de encarar essa caminhada para dentro de si mesmo, acaba se tornando o seu próprio salvador. Adquire a capacidade de se tornar forte, contente e satisfeito sem depender de outra pessoa. O corpo espiritual que você possui contém todo o conhecimento de que você vai precisar para atingir o cume mais alto a que pode chegar na vida. As técnicas e a filosofia do yoga constituem uma ponte para encontrar você dentro de você mesmo.” Trecho extraído do livro “A yoga do coração”, Alice Christensen, Ed. Pensamento, São Paulo.
O yoga é também descrito como a sabedoria na ação ou a arte de viver com harmonia e moderação em meio às atividades. É estar em qualquer lugar, mas presente no que se está fazendo. É um estado constante de auto-observação , integração e união com tudo que o rodeia e consigo mesmo . É sentir-se parte integrante da vida, da natureza, do universo. Mas Yoga é também trabalho , estudo e principalmente prática, para continuar a renovação e manter os estágios já atingidos.
Na prática do Yoga, se insiste em uma boa integração do corpo, emoções, mente e espírito . Um corpo saudável e com vitalidade, entre todos os requisitos é o mais básico para esta viagem que é a vida. E o Yoga reestabelece a relação primitiva entre o corpo e a mente
e devolve equlíbrio ao organismo. O Yoga nos ensina a entender o corpo e a desenvolver a sua sabedoria e inteligência original , através dos ásanas que são as técnicas corporais.
Cada individuo é livre para escolher a forma de Yoga que está em afinidade com o seu caráter, suas aspirações e suas capacidades, ou pode, a seu gosto, recorrer a uma combinação particular dessas diferentes formas. O Bhagavad-Gítá , texto central do hinduísmo, nos dá a esse respeito o exemplo de uma fusão harmoniosa das diferentes vias de abordagem, em seus dezoito capítulos, cada um dos quais com o nome de um Yoga diferente.
O legado do Yoga foi transmitido oralmente de mestre à discípulo por muitas gerações . A palavra sânscrita que designa esta transmissão de conhecimento é parampará, que significa "um depois do outro". Muito foi acrescentado, muito foi abandonado ou alterado. O Yoga não é, de maneira alguma, um todo homogêneo. Os pontos de vista e práticas variam de escola para escola. Não há apenas um Yoga, mas uma variedade de caminhos yogis e abordagens com estruturas e objetivos teóricos contrastantes, mas todas estas linhas pretendem levar o praticante ao estado de não condicionamentos, o estado de libertação chamado de moksha.
Historicamente, o mais significativo de todos os tipos de Yoga é o sistema clássico de Patañjali, também chamado de Yoga Dárshana. Este sistema representa o resumo de muitas gerações de cultura yogi. Patañjali não criou o Yoga , limitou-se a c odificá-lo no Yoga Sútra ou Aforismos do Yoga , que foi composto em uma época que varia, segundo os eruditos, entre os séculos II aC e IV dC.
Essa obra, de extrema concisão, desenvolvida posteriormente por numerosos comentários, forma o texto base do Yoga como Dárshana, isto é, um dos seis pontos de vista sobre a Realidade última e os modos de aproximar-se dessa Realidade.
O sistema de Patañjali é também chamado de Ashtanga Yoga , um Yoga em oito partes , ou oito membros. A palavra anga quer dizer membro ou parte constituinte de um corpo. No presente contexto obviamente designa as oito subdivisões em que a técnica yogi está dividida.