Conciliação - Emmanuel


“Concilia-te - depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz e o juiz te entregue ao oficial de justiça, e te encerrem na prisão.” Jesus. (Mateus, cap. 5, v. 25.)

Muitas almas enobrecidas, após receberem a exortação desta passagem, sofrem intimamente por esbarrarem com a dureza do adversário de ontem, inacessível a qualquer conciliação.

A advertência do Mestre, no entanto, é fundamentalmente consoladora para a consciência individual.

Assevera a palavra do Senhor — “concilia-te”, o que equivale a dizer “faze de tua parte”.

Corrige quanto for possível, relativamente aos erros do passado, movimenta-te no sentido de revelar a boa-vontade perseverante. Insiste na bondade e na compreensão.

Se o adversário é ignorante, medita na época em que também desconhecias as obrigações primordiais e observa se não agiste com piores características; se é perverso, categoriza-o à conta de doente e dementado em vias de cura.

Faze o bem que puderes, enquanto palmilhas os mesmos caminhos, porque se for o inimigo tão implacável que te busque entregar ao juiz, de qualquer modo, terás então igualmente provas e testemunhos a apresentar. Um julgamento legítimo inclui todas as peças e somente os espíritos francamente impenetráveis ao bem, sofrerão o rigor da extrema justiça.

Trabalha, pois, quanto seja possível no capítulo da harmonização, mas se o adversário te desdenha os bons desejos, concilia-te com a própria consciência e espera confiante.

(Do livro “Pão Nosso”, 120, Emmanuel, Francisco Candido Xavier)

Realização:

Instituto André Luiz

Master Jesus, O Cristo

Auto-realização, sendo definida dentro da Gnosis como "o desenvolvimento completo e harmonioso de todas as infinitas possibilidades no interior do ser humano". A importância da auto-realização consta da antiga advertência, colocada na entrada do oráculo de Delfos.

“Homo, gnoscete ipsum”

"Te advirto, quem quer que sejas,

Oh, tú! Que desejas sondar os Mistérios da Natureza.

Como esperas encontrar outras excelências,

Se ignoras as de tua própria casa?

Em ti, está oculto o tesouro dos tesouros.

Oh, homem! Conhece a Ti mesmo

E conhecerás o Universo e os Deuses"

(Templo de Apollo em Delfos)

Auto-realização não é algo que se aprende em livros; alcança-se apenas pela experiência pessoal, que leva a um conhecimento profundo e superior do mundo e do homem, que dá sentido à vida humana, que a torna plena de significado porque permite o encontro do homem com sua Essência Eterna, maravilhosa e Crística, pela via do coração

O que toda religião/caminho deveria dar a seus seguidores é a percepção da Verdade, a experiência de Deus e não meros dogmas...

O que Mestre Jesus, o Cristo percebeu, nós também devemos experimentar. Ele não ensinou que deveríamos adorá-lo como uma personalidade mas, sim, experimentar o que ele vivenciou em sua união com Deus. Isso só pode ser alcançado pela meditação e pela obediência às leis de Deus.Adorar a Jesus, porque é Jesus não basta.Temos que abraçar os ideais universais que pregou e lutar para sermos iguais a ele.

"Mas, o Reino está dentro de vós, e também fora de vós. Se vos conhecerdes, sereis conhecidos e sabereis que sois filhos do Pai Vivo. Mas, se não vos conhecerdes, vivereis em pobreza, e vós mesmos sereis essa pobreza".

Master Jesus, O Cristo - Evangelho Gnóstico de Tomé

Verdade

Verdade

Quando as verdades eternas esmanecem da consciência humana, um período de crises sempre acontece.

Crises sinalizam a necessidade de reavaliar

nossas vidas e oferecem a oportunidade de mudar.

Uma vez que a Verdade é eterna, idéias iluminadas

são recicladas através dos tempos, aparecem e

desaparecem de acordo com a necessidade.

Na história, quando a Verdade eterna retorna,

ela é sempre experimentada como se fosse nova.

Seu surgimento estimula novas realizações e percepções.

(Anthony Strano, O Ponto Alfa, Organização Brahma Kumaris, 1999).

Fraternalmente...

O Mestre solicita ou inspira seu discípulo a agir da forma desejada. Mas, deve ficar claro aqui, que o Mestre quando muito solicita, sem jamais atropelar ou forçar o livre arbítrio do ser humano, “inspiram” e ajudam de forma indireta aqueles que se oferecem para servir.


Os irmãos das trevas agem de forma diferente, manipulando, hipnotizando ou forçando as pessoas, de uma forma ou outra, sem respeitar sua vontade própria. Para os agentes das trevas os fins justificam os meios, para os Seres de Luz isso seria inadmissível.

A principal consideração que nos levou a alertar os buscadores para o perigo destes caminhos, apesar de seu caráter aparentemente beneficente, é o fato delas conterem muitas distorções, desvios e perigos.

As entidades do astral não são confiáveis como instrutores. Com raras exceções, dos que servem a Luz, a grande maioria dos habitantes do astral que enviam mensagens para pessoas encarnadas por diversos meios, já perderam seus princípios superiores e estão em processo de decomposição.

No entanto, devido às características especiais daquele plano, essas entidades, melhor conhecidas como cascões, ou cadáveres astrais, retêm parte de sua memória passada e podem, além disso, entrar em sintonia com as emoções e pensamentos das pessoas envolvidas na "sessão mediúnica" ou afins. Por essa razão podem enviar mensagens baseadas no que restou de sua memória do passado bem como no conhecimento atual dos encarnados que participam da sessão. Por isso, as mensagens tendem a refletir a expectativa dos recipiendários, sendo geralmente aceitas, apesar de não acrescentarem nada de novo em termos de ensinamentos

O plano astral é o que H.P.B. chama ‘o mundo da grande ilusão.” Para que o sensitivo possa ‘ver’ sem distorções no plano astral deve submeter-se a um treinamento rigoroso.

Que a Luz Divina ilumine nossas mentes e fortaleça a nossa determinação, para que possamos trilhar o árduo Caminho da Perfeição que finalmente leva aos pés do Mestre Jesus, o Cristo.

Fraternalmente

Simplicidade (Brahma Kumaris)

                                                                                                                          


 Simplicidade
O sentido da palavra simples é muito profundo.

Simples significa completamente puro.

Ser sem ego é ser simples.

Não ter raiva é ser simples.

Não ter ganância é ser simples.

Na extensão em que uma pessoa é simples,

assim ela é bela, ou seja, real.

Para se tornar simples seja inocente do conhecimento de tudo que é falso e ilusório, e torne-se um mestre no conhecimento da verdade.

(Brahma Kumaris)