Posição de Meia Lótus

A Posição de Meia Lótus (cujo nome indiano original é Ardha Padmasana ou Ardha Kamalasana) na prática de Yoga é adequada para meditação (Dhyana).



Note que Ardha significa Metade, e Padma ou Kamala significam Lótus. A postura recebe este nome porque a pessoa que a pratica lembra uma Flor de Lótus. A Posição de Meia Lótus é uma posição intermediária para principiantes, que não conseguem sentar confortavelmente na Posição de Lótus (Padmasana). Principiantes de Yoga podem praticar a Posição de Meia Lótus no começo e trocar pela Posição de Lótus posteriormente.


Técnica Passo a Passo

Sente-se no chão com a cabeça e coluna eretas, sem deixar os ombros caídos. Estique as pernas para a frente de modo que seus joelhos e calcanhares fiquem juntos. Dobre a perna direita no joelho e traga o joelho dobrado em direção ao peito. Mantenha a panturrilha em contato com a coxa e posicione o joelho dobrado sobre o chão. Segure o calcanhar direito com a mão direita e o dedão com a mão esquerda e traga o pé direito sobre a coxa esquerda com a sola para cima. Mantenha a outra perna esticada.

Após adquirir esta postura, dobre a perna esquerda e a posicione embaixo da perna direita de modo que a sola do pé esquerdo fique sob a coxa direita.

Toque os polegares de cada mão com o dedo indicador, nas extremidades, de modo a formar um círculo. Certifique-se de que os outros dedos estejam esticados. Repouse a mão esquerda sobre o joelho esquerdo e a mão direita sobre o joelho direito com as palmas para cima. Mantenha os braços retos a partir do cotovelo. Esta posição das mãos é chamada Jnana Mudra (Gesto do Conhecimento) porque significa o conhecimento da conexão entre a Alma Individual (Atma) com a Alma Suprema (Paramatma).

Permaneça nesta postura final com os olhos fechados por cerca de 1-2 minutos (no começo) ou até o seu limite*. Repita os passos acima invertendo os lados esquerdo e direito. Isto fará com que ambas as pernas adquiram flexibilidade por igual.

Dicas e Comentários

O passo 1 forma uma postura chamada Posição Preliminar de Meia Lótus (Purva Ardha Padmasana) a qual é um exercício preparatório para a Ardha Padmasana. No começo você poderá sentir dor nos joelhos e pode conseguir colocar apenas um pé confortavelmente sobre a coxa. Neste caso, você pode optar por pular o passo 2. A prática regular tornará o processo de posicionar o segundo pé mais fácil. Principiantes com joelhos e/ou tornozelos rígidos devem proceder com cuidado.

A Posição de Meia Lótus (Ardha Padmasana) em si é um exercício preparatório para a Posição de Lótus (Padmasana).

No passo 3, as mãos estavam posicionadas em Jnana Mudra (Gesto do Conhecimento). Alternativamente, elas podem ser posicionadas em Dhyana / Padma Mudra (Gesto da Lótus / Meditação) ou Drona Mudra (Gesto da Cuia) conforme descrição abaixo.

Dobre os braços na altura dos cotovelos e coloque as mãos no colo abaixo do umbigo. Mantenha as palmas (ligeiramente curvadas e com os dedos estendidos) uma em cima da outra (normalmente, palma direita sobre a esquerda). Os polegares podem tanto estar estendidos ou se tocando nas extremidades para formar um triângulo. Este gesto é chamado Dhyana Mudra (Gesto da Meditação) porque é a postura das mãos recomendada para meditação, ou Padma Mudra (Gesto da Lótus) porque parece como as pétadas da flor de lótus.

Repouse a palma esquerda sobre o joelho esquerdo e a palma direita sobre o joelho direito, curvadas e voltadas para baixo. Mantenha os braços retos ao cotovelo. Este gesto é chamado Drona Mudra (Gesto da Cuia) porque a palma da mão fica no formato de uma cuia/concha (Drona) cobrindo os joelhos.

*Limite é o tempo até o qual você consegue permanecer confortavelmente em uma postura de yoga. O limite pode variar de pessoa para pessoa dependendo do condicionamento físico, idade e força de vontade.

Posturas de Yoga : Posição de Meia Lótus


(Ardha Padmasana ou Ardha Kamalasana)Possíveis Benefícios da Postura de Yoga (Asana)



A Posição de Meia Lótus (Ardha Padmasana) ajuda a reduzir o excesso de gordura no corpo, especialmente na região abdominal. Ela ajuda a melhorar o funcionamento dos sistemas digestivo e excretor.

A postura de yoga ajuda a curar dores nos joelhos, tornozelos e costas. A prática regular é benéfica para aqueles que sofrem de insônia e asma.

A postura de yoga ajuda a manter a concentração porque requer que a pessoa se sente ereta. Esta é uma postura sugerida para a prática de Controle da Respiração (Pranayama), Concentração (Dharana), Meditação (Dhyana) e Auto-realização (Samadhi).