A Posição de Lótus Elevada (Utthita Padmasana)


Sente-se no chão com sua cabeça e espinha eretas. Estique as pernas para a frente, de modo que seus joelhos e calcanhares fiquem juntos. Com a ajuda de suas mãos, coloque o seu pé direito sobre a coxa esquerda e o pé esquerdo sobre a coxa direita. Veja a Posição de Lótus (Padmasana) para maiores detalhes.

Coloque as palmas das mãos no chão, próximas aos quadris. Gradativamente e suavemente eleve o corpo acima do nível do chão de forma que todo o peso do seu corpo descanse nas palmas das suas mãos.

Permaneca nesta posição final até que você consiga segurar o fôlego nos pulmões ou até o seu limite*. Retorne ao chão e expire simultaneamente.

Dicas e Comentários
O passo 1 pode ser realizado alternativamente colocando-se primeiro o pé esquerdo sobre a coxa direita e depois o pé direito sobre a coxa esquerda. Esta troca periódica do cruzamento dos pés faz com que ambas as pernas a  dquiram flexibilidade por igual.

Esta postura de yoga pode ser realizada somente após o domínio sobre a Posição de Lótus (Padmasana). Ela é mais difícil de ser elaborada do que a Posição de Lótus (Padmasana) porque envolve o equilíbrio de todo o peso do corpo sobre as mãos e punhos.

No começo você poderá sentir as mãos trêmulas. Mas com a prática regular desta postura, você pode superar esta fraqueza.

*Limite é o tempo até o qual você consegue permanecer confortavelmente em uma postura de yoga. O limite pode variar de pessoa para pessoa dependendo do condicionamento físico, idade e força de vontade.

Possíveis Benefícios da Postura de Yoga (Asana)
A Posição de Lótus Elevada (Utthita Padmasana) ajuda a fortalecer todas as juntas (punhos, cotovelos e ombros) presentes nos braços. A posição também desenvolve e tonifica vários músculos (bíceps, tríceps, e braquioradiais) dos braços.

A postura fortalece os músculos dos órgãos abdominais e ajuda a melhorar o sistema intestinal. Portanto, ela auxilia no tratamento de problemas digestivos.